Press ESC to close

Acervo de fotografias do Padre Carlos Olympio Ribeiro (Vigário de Serrinha e Araci)

O Cônego Carlos Olímpio Sílvio Ribeiro nasceu em Salvador em 24 de fevereiro de 1888, batizado na paróquia de Nazaré, filho de Joaquim Sílvio Ribeiro (veterano da Guerra do Paraguai) e Francisca M. Ribeiro. Presbítero em 1º de novembro de 1911, por D. Jerônimo Tomé. Foi vigário em Feira de Santana, no período de 1927 a 1932, capelão do Bonfim e vigário de São Pedro em Salvador. Vigário da Paróquia de Serrinha e Araci, onde esteve à frente em dois períodos, o primeiro em 1913 e depois em 1932. Faleceu em Serrinha no dia 24 de maio de 1953.

O Padre Carlos gostava muito das novidades tecnológicas, e nas décadas de 20 e 30, andava em suas missões religiosas com uma máquina fotográfica, onde fez diversos registros das missões e eventos religiosos, como por exemplo, das festas de vaqueiros que aconteceram em Araci no ano de 1934 e em Pedra Alta no ano de 1936.

Em seu acervo, que foi disponibilizado pelo serrinhense Sr. Isaac Álvaro da Silva, presidente da Filarmônica 30 de junho e também pelo Sr. Edmundo Bacelar, responsável pelo Museu Pró-Memória de Serrinha, constam mais de 150 (cento e cinquenta) fotografias. Muitas delas tiradas em Serrinha, Lamarão, Teofilândia e Araci.

Fazem parte ainda do conjunto algumas fotografias tiradas em Caldas do Jorro, no finalzinho dos anos 40 e inicio dos 50. O Padre Carlos tinha um problema de saúde e foi um dos primeiros banhistas das águas termais do Jorro em busca de uma cura.  Andava ele já naquela época motorizado em seu carro ford bigode, no qual foi fotografado pousando ao lado, na praça da cidade de Araci, no ano de 1934.

Autor: Acervo do Padre Carlos Olympio Ribeiro
Fonte: Museu Pró – Memória de Serrinha (Edmundo Bacelar)